Vôlei de Praia: história e últimas notícias

23:13

Nathalia Farias
@nath_fv

Acho que ninguém sabe como começou o vôlei de praia no nosso país, mas aposto que todo mundo já brincou muito na praia se achando um Emanuel, um Alison ou uma Adriana Behar ou uma Juliana, mesmo sem saber nada sobre esse esporte. Então, o linha das 5 está aqui para acabar com esta ausência de sabedoria! Let’s Go!

O vôlei de praia começou no Brasil na década de 50, com torneios amadores espalhados pelas praias do Rio de Janeiro, berço do esporte no Brasil. E que até hoje é praticado por muitos que frequentam as praias de Copacabana e Ipanema, pode faltar tudo na praia, menos a rede de vôlei que é obrigatória.

Em 1986, foi realizado o primeiro campeonato oficial chamado Hollywood Volley. Desde então, o vôlei de praia tornou-se o esporte que mais cresceu no mundo. Tornando - se o esporte a ingressar mais rápido nas Olimpíadas, entrando como teste em 1996, e sendo em 1997 oficializado para 2000! O Brasil já tem seu nome marcado na história do vôlei de praia como esporte olímpico por ter as primeiras campeãs e vice campeãs da história.

No início, o vôlei de praia, era praticado também por duplas mistas! E hoje, já existe mais uma extensão do esporte que é o desafio de vôlei 4x4, onde os times são formados por uma dupla de homens e outra dupla de mulheres, tendo quatro jogadores em cada lado da quadra, por isso 4x4. 

Campeonato de duplas mistas

Em 1987 o esporte foi oficializado pela Federação Internacional de Voleibol, FIVB, e foi realizado em Ipanema o primeiro mundial. Em 1989 criou-se o I Circuito Mundial de Vôlei de Praia Masculino. Depois, as mulheres passaram também a competir em um circuito internacional - o Women's World Championship Series. O Brasil é sede de etapas dos dois circuitos.

O Brasil tem hoje, sem dúvida, alguns dos melhores atletas de vôlei de praia.  Podemos citar diversos exemplos de jogadoras como as campas olímpicas Jacqueline e Sandra Pires Campeãs olímpicas, as medalhistas de prata em Atlanta Mônica e Adriana Samuel, irmã do jogador Tande, as memoráveis campeãs brasileiras Adriana Behar e Shelda, além da Juliana e Larissa que estão em 1º lugar no ranking da FIVB. 

Adriana, Shelda e suas medalhas, em Pequim.
No masculino, a dupla Franco e Roberto Lopes chegou a conquistar o primeiro lugar da Série Mundial (como era chamado o campeonato na época), foi o primeiro dos 15 títulos brasileiros da competição. Dez dele tiveram Emanuel como um dos integrantes da dupla vencedora. Em relação a esse extraordinário jogador, está na nossa memória a dupla Emanuel e Ricardo que ganharam o tão sonhado ouro olímpico em  2004 . Hoje, Ricardo faz dupla com Álvaro filho, que é seu filho e Emanuel com Alison que levaram a prata na olimpíada de Londres e também estão no 1º lugar no ranking da FIVB.

Alison e Emanuel, primeiro lugar na FIVB.

Não podemos deixar de citar a dupla Americana que tanto causou dor de cabeça para as nossas meninas e nos deu tanto raiva no momento de torcer! Sim, estou falando daquela dupla que não gostamos de mencionar Walsh e May!  O site emissora americana NBC  declarou  esta dupla é "inigualável” após fazer história e se tornar a primeira equipe tricampeã olímpica na modalidade. Com a conquista em Londres, elas somam mais uma medalha de ouro às duas que já tinham conquistado em Atenas 2004 e Pequim 2008, respectivamente. 

Além de vencer três Olimpíadas seguidas, Walsh/May perdeu apenas um set das 21 partidas que disputaram ao longo da trajetória em Jogos Olímpicos. As atletas declararam que é difícil conseguir superar seu feito porque é preciso começar muito cedo no vôlei de praia olímpico para fazê-lo. Elas disseram ainda que "vai ser divertido" ver outras duplas tentando alcançar a marca que estipularam.


Últimas noticias

Os medalhistas de prata nos Jogos de Londres, Alison e Emanuel estão fora da primeira etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, que começou na madrugada desta terça-feira (23), em Fuzhou, na China. Isso porque Alison não conseguiu se recuperar de uma lesão no dedo mindinho da mão esquerda, sofrida na semana retrasada.

A CBV tinha a opção de escalar outro atleta para jogar ao lado de Emanuel, mas, de acordo com a FIVB (Federação Internacional de Vôlei), a opção foi por escalar outra dupla para o lugar deles. Assim, Vítor Felipe e Evandro entram direto na chave principal, substituindo-os.

De acordo com a FIVB, Alison e Emanuel são esperados para a segunda etapa da temporada, o Grand Slam de Xangai, marcado para a semana seguinte, entre 30 de abril e 5 de maio.

A invencibilidade da dupla formada por Ricardo e Álvaro Filho na primeira etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia  foi encerrada. Os brasileiros foram derrotados nas quartas de final pelos Sean Rosenthal e Phil Dalhausser. Depois, perderam também a decisão do terceiro lugar e acabaram somente na quarta colocação.

Mas nem tudo está perdido: Hoje (05\05) as brasileiras Talita e Taiana conquistaram a medalha de ouro na etapa de Xangai do Circuito Mundial de Vôlei de Praia na China. A dupla superou as irmãs austríacas Doris e Stefanie Schwaiger por 2 sets a 0, com parciais de 21/13 e 21/11. O Brasil também ficou com a medalha de bronze, conquistada pela dupla Maria Clara e Carol. 

Um dia antes, os brasileiros Pedro Solberg e Bruno Schmidt e conquistaram a medalha de prata na chave masculina do Grand Slam de Xangai. Eles perderam a decisão para os americanos Gibb e Patterson. A próxima etapa do Circuito Mundial acontece a partir do dia 22 de maio, em Corrientes, na Argentina. 

Alison deixa vôlei de lado e assiste jogo de basquete 

Alison torcendo para o Flamengo em jogo do NBB. 
Foto: Twitter.

Ainda em recuperação, o jogador Alison deu uma pausa no vôlei de praia para acompanhar o confronto entre o time da Gávea e o Paulistano, no jogo 3 das quartas de final do NBB. Além do coração rubro-negro, o medalhista olímpico foi à partida para apoiar Marcelinho (que segue fora da equipe), Marquinhos e Caio Torres, amigos que fez nos Jogos de Londres.

Você também poderá gostar de...

0 ✉