Dom Pedro I ou Dom Gustavo?

16:06

Nathália Farias
@nath_fv 

Exatamente, pessoal, foi com a famosa frase de D. Pedro I no dia do Fico que Gustavo Endres declarou a sua permanência por mais uma Superliga defendendo o time de Canoas.

Gustavo, na coletiva de imprensa que confirmou sua renovação com o Canoas. 
Foto: Instagram
Acho que essa decisão agrada não só aos seus fãs, mas todos aqueles que amam o esporte. Afinal, Gustavo é a referência de Central que temos na atualidade. Sei que muitos irão falar ou pensar em outros, como Rodrigão, André Heller que foram seus companheiros na seleção. Contudo, sabemos que o Gustavo não foi um simples jogador, ele não fez só o seu imenso trabalho dentro de quadra, mas fora dela também. 

Ao longo da sua carreira fez questão de afirmar e defender os interesses da valorização do vôlei no país, a questão do repatriamento dos jogadores e a divulgação do esporte como um exemplo para o nosso Brasil, isto é, não só o futebol é o esporte mais importante, há outros esportes que proporcionam o orgulho nacional e um deles é o vôlei.  Um exemplo recente é a luta que se iniciou ano passado com o slogan “Todos por uma Superliga melhor” com o objetivo de manter e melhorar a qualidade da Superliga em relação ao número de partidas, a distribuição de times no país, os direitos dos jogadores e torcedores contra arbitrariedades impostas; dinamizar e fazer uma melhor propaganda dessa liga nacional de vôlei, afinal somos o melhor vôlei do mundo com uma Superliga tão rígida e mal estruturada, ou melhor, com uma Superliga meio café com leite; um tanto oligárquica, onde só tem destaque quem tem grana. 

É neste simples ponto que destacamos a pessoa que é o Gustavo, tirando sua imagem de jogador, ele é um amante do esporte que estava cansado de tanta desorganização e que resolveu mudar, revolucionar com esta campanha. E como tudo que é contra é banido, ele também o foi! Não houve divulgação da mídia sobre esta campanha, não houve nenhum manifesto contra ou a favor, pelo contrário, Gustavo utilizou de sua página oficial do facebook e twitter para divulga-la e assim convidando não só jogadores, como também torcedores para participarem, e assim se ganhou espaço e todos fizeram a sua parte, mesmo a grande massa do entretenimento tentando abafá-la. Os resultados não foram como o esperado, mas foram o suficiente para o início da luta e para continuarmos nesse objetivo de termos uma liga justa e íntegra para todos.

Outra novidade é a nova função que irá exercer como membro do comitê de gestão do clube, função esta que já estava experimentando com o surgimento do clube. Como já sabemos da sua competência, com certeza Gustavo será um grande dirigente com ideias revolucionárias. Enfim, para terminarmos, vamos parafrasear D. Pedro e Gustavo dizendo que “Se é para o bem do vôlei e felicidade geral da nação, diga ao Gustavo que queremos que ele fique não só nas quadras, mas também lutando por este esporte”.

Você também poderá gostar de...

0 ✉